Gilbert Adrian

"Quando uma atriz tinha uma figura má, o melhor era esconder tudo, mas quando tinha uma ótima figura, então graças a Adrian todas as virtudes se faziam notar." (George Cukor, famoso diretor dos filmes de Hollywood antigo sobre Gilbert Adrian, figurinista)




Adrian


Gilbert Adrian (1903-1959) nasceu em Connecticut e foi um famoso figurinista. Vestiu atrizes como Greta Garbo, Joan Crawford, Jean Harlow, Norma Shearer entre outras.
Estudou arte, trabalhou em produções da Broadway, e depois foi fazer roupas para Rudolph Valentino em Hollywood.
Entre o fim dos anos 20 e começo dos 40, ditou o estilo de muitas atrizes da produtora MGM. Fez figurinos lindos e muito conhecidos, como do filme The Wizard of Oz (1939).
Adrian desenvolveu uma das marcas de Joan Crawford: os ombros acentuados.



Joan Crawford


Para o filme Letty Lynton (1932), o figurinista produziu um vestido de organza branco, ombros largos e cintura estreita. O sucesso foi tanto, que a loja Macy's vendeu cerca de 500 mil cópias do modelo por 20 dólares.




O vestido transformou Joan em uma estrela de cinema com estilo e atitude. Ela viria a ser copiada por muitas mulheres durante sua carreira.





Adrian também criou o power-suit para Crawford, que foi usado novamente nos anos 80. Ele acreditava que podem-se esconder as desvantagens físicas através da roupa, mas também é possível acentuá-las e transformá-las numa força pessoal, até mesmo em uma nova moda.





"Quem haveria de pensar que a minha carreira assentaria sobre os ombros de Joan Crawford?" (Adrian sobre o sucesso dos modelos com ombros acentuados)

Ele e Joan trabalharam juntos muitas vezes ainda, como no filme The Women (1939). Norma Shearer, Rosalind Russel, Joan Fontaine, Paulette Goddard e Hedda Hopper também estavam no filme.





Norma Shearer, vencedora do Oscar de melhor atriz (1930) pelo filme The Divorcee, apareceu na premiação com um dos belíssimos vestidos que usou no filme, assinado por Adrian.



Norma também foi vestida por Adrian em Marie Antoinette (1938).




Para Jean Harlow, fez vestidos sinuosos em corte enviesado, revelando suas curvas.




Greta Garbo, usou uma de sua criações em
A woman of affairs (1928) que foi tendência por muito tempo, o chapéu de aba caída.




Adrian e Garbo



Greta no filme Camille (1936)





Greta Garbo - Mata Hari (1931)


E uma de suas peças mais conhecidas, o sapato vermelho de Judy Garland em The Wizard of Oz



Adrian abriu uma loja em 1943 e se afastou do cinema (fazia alguns trabalhos como freelancer apenas). Foi casado com Janet Gaynor, embora fosse homossexual, e viveram juntos até sua morte, em 1959.


Nenhum comentário:

Postar um comentário